A refinaria está localizada na
parte central da Itália e estrategicamente situada no meio da costa do
Adriático para cobrir uma grande área do leste da Itália.
Está em funcionamento desde 1950,
e possui cerca de 500 funcionários. A refinaria tem uma capacidade de produção
de 3,9 milhões de toneladas/ano, e representa cerca de 5% da capacidade de
refino nacional. Sua capacidade de armazenamento é superior a 1.500.000m3
de derivados de petróleo em 128 tanques.
A planta, cobre 70 ha de área, e
está localizada em uma área urbana.
Costado e teto do TK145. |
A unidade em questão é composta
de 12 tanques de teto fixo, 6 bombas
para transferência para o carregamento de betume.
O acidente ocorreu no tanque
atmosférico cilíndrico de betume (TK145), operacional desde 1970. Com 1.200 m3
de capacidade e 12 m de altura, o tanque era equipado com uma serpentina
interna de aquecimento, posicionado na
parte inferior, de modo a assegurar uma temperatura interna de 170°C. Na
serpentina passava óleo quente a 280°C.
Havia cerca de 592 m3 de betume no interior do
tanque, e cerca de 150 m3 de óleo quente no interior do circuito de
aquecimento no momento do acidente.
TK166 atingido no costado pelo TK145. |
O ACIDENTE
Às 07h25, do dia 08 de setembro
de 2004, uma falha catastrófica ocorreu no
tanque (TK145): o costado e o teto foram “arrancados” da fundação sendo projetados na direção
vertical. Ao longo de sua trajetória, eles danificaram seriamente alguns pipe
rack e depois de 15 metros de distância, caíram (teto e costado) em um segundo tanque (TK166) de armazenamento de betume,
onde o costado deste foi perfurado, causando um enorme vazamento de betume (cerca
de 550 t) e óleo quente (cerca de 120 t) a 170°C, espalhando estes produtos por
toda unidade.
Uma “piscina de fogo” se formou no dique de
contenção do TK145, logo, outros incêndios se seguiram com o efeito dominó a outros
tanques e a alguns caminhões-tanque, localizados na área de carregamento e
descarregamento que foram atingidos. O incêndio foi alimentado pelo óleo quente
do circuito de aquecimento, devido a ruptura das linhas de circuito ligado à serpentina
do tanque.
Um dos caminhões tanque atingidos pelo incêndio. |
Local do TK145. Restou apenas a serpentina de aquecimento de betume. |
No momento do acidente, havia 09 pessoas
no local: 07 motoristas, 02 operadores.
O alarme de emergência foi disparado
e os sistemas de refrigeração e de combate ao incêndio foram imediatamente acionados.
A intervenção da brigada de incêndio da empresa foi imediata, envolvendo 06 brigadistas
e 02 caminhões de bombeiros.
Após 25 minutos do alarme de
emergência, as Brigadas de incêndio externas chegaram. Após três horas de
combate ao fogo, os incêndios foram controlados.
AS CONSEQUÊNCIAS
DANOS HUMANOS
Um motorista foi projetado para
interior de um dos diques de contenção, e seu corpo carbonizado foi encontrado 3 horas depois do fogo extinto.
Três motoristas sofreram
queimaduras: 2 hospitalizados e um tratado e liberado.
DANOS AMBIENTAIS
O betume espalhou-se por cerca de 13.000 m2 (2% área da
refinaria). Parte do produto escoou até o mar através de uma vala interna da
refinaria.
DANOS ECONÔMICOS
- 3 Milhões de euros de prejuízos estruturais;
- 0,5 Milhões de euros para combate ao incêndio;
- 3 Milhões de euros para limpeza das praias;
- 31 Milhões de euros para a recuperação da planta;
- 25 Milhões de euros pela perda de produção (1 ano de produção parada).
CAUSAS
A principal hipótese é um
vazamento de gases inflamáveis do tanque que encontrou uma fonte de ignição provocando uma
sobre pressão repentina no interior do tanque, causada pela explosão,
colapsando catastroficamente a estrutura do tanque.
Fonte:
Governo Francês / Ministério do Meio Ambiente.
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