Em 12 de
outubro de 2001, às 5h20m, um operador do depósito de hidrocarbonetos
localizado próximo a uma doca a margem do rio Sena na comuna de Hauts-de-Seine
(vizinha a Paris), França, foi alertado por um motorista que ouviu um ruído
estranho na bomba da estação No. 1. Ao verificar este alerta, descobriu um vazamento de óleo combustível de
forno (Furnace Fuel Oil - FFO) que alagou o poço de retenção da estação de
bombas com cerca de 80 cm de FFO.
Estação de Bomba nº01 |
O
vazamento ocorreu em uma área de
tancagem composta de 23 tanques, cada um com uma capacidade nominal de entre
537 m³ e 19.193 m³, para uma capacidade nominal total de aproximadamente
107.000 m³.
CAUSAS
Indicação do local da ruptura. |
O
vazamento ocorreu na estação de bomba n° 01, onde uma das bombas teve seu corpo
(carcaça) rompido devido à acumulação de tensões excessivas associadas:
- Incorreto apoio das linhas e acessórios das linhas (sucção e recalque);
- Linhas conectadas incorretamente à bomba.
O
fenômeno foi agravado pela natureza da bomba (confeccionada em ferro fundido)
que não suportou as tensões causadas pela má montagem da bomba no local e pela
vibração mecânica resultante.
Além
disso, o derrame do produto foi possível, como o resultante de várias
disfunções:
- Um detector de hidrocarboneto líquido foi instalado a 2 metros da bomba em questão, mas estava inoperante no momento do incidente;
- O FFO foi interceptado por uma “armadilha” equipado com um plugue densimétrica (floaters) que impediu que o vazamento alcançasse o Sena, mas como o fechamento não foi imediato , várias centenas de litros de FFO vazaram para o Sena;
- A bomba em questão era uma bomba de back-up que não estava em operação no momento do incidente, no entanto, um erro, que foi apontado posteriormente como má gestão operacional, as válvulas foram mantidas abertas permanentemente.
CONSEQUÊNCIAS
Cerca de
500 litros de FFO foi despejado indevidamente no Sena percorrendo uma distância
de 3 km do ponto de origem do vazamento (foi constatado irisação ao longo deste
trecho).
O
prejuízo calculado pelos órgãos oficiais foi de cerca de 200.000 € (euros) pode
ser especificado da seguinte forma:
- Danos materiais: 112.000 €;
- Descontaminação ambiental / custos de limpeza: 23.000 €;
- Perdas operacionais: 61.000 €.
Detalhe: fratura frágil. |
LIÇÕES APRENDIDAS
- Inserção deste tipo de cenário no estudos e avaliação de risco;
- Manter fechadas as válvulas manuais de sucção e recalque das bombas de back-up;
- Promover avaliação de bombas e tubulações para elaboração de plano de ação com base na eliminação de tensões e verificação se o material utilizado é adequado para o trabalho. O plano também permite a substituição das bombas que apontem problemas semelhantes;
- Manter os detectores de hidrocarbonetos em perfeito estado de conservação para que haja o fechamento rápido das válvulas durante um sinal de detecção, seja líquido ou gás.
Falha da montagem foi apontada como principal causa da ruptura. |
ESTUDOS PROPOSTOS
- Estudo de sistema fechamento rápido destas válvulas durante a detecção do vazamento;
- Verificação do posicionamento correto do dispositivo de detecção de hidrocarboneto, localizado na saída do separador. O dispositivo deve estar localizado na linha de recalque a jusante da válvula de bloqueio para evitar qualquer descarga para o Sena. Em caso de detecção, de reação e tempo de fechamento da válvula tem de ser tomado em consideração,
- Um estudo sobre a instalação de uma barreira permanente fixo flutuante no ponto de lançamento Sena. Essa possibilidade de ter uma barreira flutuante operacional de forma permanente apresenta alguns problemas para as docas;
- Estudo sobre o fechamento de todas as válvulas das estações de bombas quando a unidade estiver fora de operação.
Fonte:
MINISTÈRE
DE L'ÉCOLOGIE, DU DÉVELOPPEMENT DURABLE ET DE L'ÉNERGIE (França).