O incidente ocorreu no Estaleiro Atlântico
Sul (EAS), no município de Ipojuca (PE), no dia 15 de dezembro de 2012. A torre do flare do navio-plataforma P-62 (FPSO -
Floating Production Storage and Offloading), caiu junto ao costado da
embarcação quando estava sendo içada.
O incidente ocorreu com o
rompimento de dois cabos de aço que sustentavam o equipamento. Não houve
vítimas. A construção do FPSO esta sendo
executada pelo Consórcio Camargo Corrêa/IESA (CCI) e segundo a cliente
PETROBRÁS, o cronograma continuará sem alterações e as obras de integração da
plataforma continuarão normalmente no Estaleiro Atlântico Sul (EAS). A previsão de entrada em operação da P-62
continua mantida para 2014, conforme o Plano de Negócios e Gestão da Petrobras
para o período de 2012 a 2016.
Segundo a Petrobras, a torre
tombada foi removida e posicionada ao lado de um dos diques do estaleiro, e a
empresa instaurou comissão para apurar as causas do incidente. O FPSO entrará em operação no campo de Roncador, na Bacia de Campos, e terá capacidade para
produzir até 180 mil barris de petróleo por dia.
Veja a seguir a
sequencia de imagens documentando o caso.
Início da Manobra de edificação do Flare no dia 15/12 às
06:00h.
Início do içamento às 09:40h.
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Chegada do flare na base para a rotação e verticalização –
9:40h.
Pino alinhado e início da verticalização – 11:30h.
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Final do cabo do Pórtico que não está na posição para o giro
com a
ajuda da lingada do Módulo 01. Para terminar a manobra, esperou-se
a maré vazante,
prevista para 23:50h.
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18:30h – Início do primeiro rompimento de cabo e
evacuação
imediata de todos de bordo.
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Todos as pessoas evacuadas de bordo – 18:35h.
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19:30h – Início do rompimento do segundo cabo.
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19:40h – Rompimento do segundo cabo e queda do Flare.
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Deformação no flare após a queda.
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23:00h – Passagem do primeiro cabo para amarração do flare e
inicio da remoção do flare para área de pré-edificação.
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01:50h – Término da colocação da terceira lingada e inicio
do içamento do flare. Às 2:45h – Retirado do topo do flare da água e verificação que estava totalmente avariado. |
3:30h – Início da colocação da lingada da estrutura avariada
do topo do
flare com o auxilio de rebocador. Às 04:15h – Retirada total do
flare
da água e verificação da grave avaria.
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4:20 h – Verificação da avaria dos flares tips.
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05:30h – Içamento do
flare na área de pré-edificação.
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Veja o vídeo no momento da queda
da torre do flare da P-62, clicando AQUI.
Fonte:
http://www.portalnaval.com.br
por Rodrigo Miguez
http://www.advivo.com.br
http://www.petronoticias.com.br
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