sábado, 25 de janeiro de 2014

Caso 057: Válvulas sem Flanges com Parafusos Longos.

Poucos sabem, mas as tubulações flangeadas que utilizam válvulas sem flanges onde a fixação destas é por meio de parafusos longos, tem uma pequena desvantagem no fator segurança (fluidos inflamáveis sob pressão), caso alguns cuidados simples, mas importantes, não sejam adotados.

Veja a foto abaixo e faça uma reflexão...



  1. Você reconhece essa cobertura metálica na válvula como um importante equipamento de segurança?
  2. Se ela estivesse danificada ou mesmo faltando, você reportaria esse fato para que pudesse ser reparada ou substituída?

  
Válvula sem a cobertura metálica.

Válvula sem a cobertura metálica.

A cobertura de metal envolve um equipamento denominado “válvula sem flanges com parafusos longos” ou válvula de parafusos longos, válvula tipo sanduíche, válvula lug e válvula sem flange ou tipo “wafer”.

Exemplos de válvulas sem flanges com parafusos longos:
a esquerda uma válvula borboleta tipo wafer e
 a direita uma válvula borboleta tipo lug.

Essas válvulas não possuem flanges integrados para conexão com flanges da tubulação ou com os flanges de vasos de processo, e tem parafusos expostos maiores do que as válvulas com extremidades flangeadas (geralmente o comprimento  em exposição desses parafusos longos é maior que 7,0 cm).

Se houver um incêndio nas proximidades, esses parafusos longos poderiam ficar em contato direto com as chamas. O calor das chamas faria com que os parafusos se dilatassem e se alongassem, permitindo o vazamento pelas juntas de ambos os lados da válvula. Se o produto que vazar for inflamável ou combustível, ele acrescentará mais combustível ao incêndio . Se a tubulação estiver pressurizada, um grande jato de fogo causará danos ainda maiores.



A cobertura metálica recobre os parafusos com um material resistente a chamas envolvendo todo o conjunto com uma cobertura de aço inoxidável a fim de protegê-lo do calor das chamas e do contato direto com estas. Ela é um importante dispositivo de segurança. Ela deverá ser reinstalada adequadamente caso tenha sido removida para manutenção. Ela também deverá ser inspecionada periodicamente para verificar se está em boas condições qualquer avaria deverá ser reportada para que seja reparada.

As válvulas sem flanges com parafusos longos são utilizadas
em muitas plantas de processo industrial. Mas será que é  menos seguro
que as válvulas tradicionais flangeadas?

RECOMENDAÇÕES

  •  Se você tiver válvulas com parafusos longos em tubulações que contenham material combustível, inflamável ou operem com GLP, certifique-se que as coberturas metálicas dessas válvulas estejam sempre em boas condições;
  • Uma cobertura metálica de uma válvula com parafusos longos pode esconder uma corrosão ou outro tipo de dano na válvula. As coberturas devem ser removidas periodicamente para inspeção de flanges e válvulas e imediatamente recolocadas após a inspeção;
  • A proteção passiva contra incêndio nesse tipo de válvula estará dimensionada para um incêndio de curta duração, uma solução de projeto inerentemente mais seguro seria a substituição desse tipo de válvula por uma com flanges.



Fonte:

Center for Chemical Process Safety – CCPS 
Ivo Andrei Lima do blog A Engenharia e o Conhecimento .

2 comentários:

  1. Sempre existe mais de uma maneira de se fazer uma conexão um dispositivo e a coisa funciona. O erro sempre esta no vício e rotina, ou mesmo negligencia de um procedimento não ser respeitado. Veja por exemplo quando uma válvula te paralela a si uma de igual função e idêntica em tudo. É costumeiramente uma forma de ter uma de reserva em caso de pane ou manutenção da que esta em operação. Se tal "válvula" operante permanecer em trabalho durante longo tempo, e no momento de bloqueio dela, a de reserva entrara em operação. Aí é que mora o perigo. Durante todo tempo de uso; digamos (só exemplo) que tenha sido de 2 anos de trabalho ininterrupto; o que foi feito durante esse mesmo tempo com a de reserva? Ficou parada durante esse mesmo tempo também? Se assim aconteceu; com certeza essa de reserva também poderá estar deteriorada. Onde então esta a segurança? SEMPRE QUE UM "STÉPE" EXISTE DE PREVENÇÃO; Deve-se no minimo ser trocada de função com outra e também "operar" em turnos alternados. Não é incomum alguém só descobrir que seu pneu de reserva não esta no compartimento no momento necessário. É O MESMO CASO DESSA VALVULA. Periodicamente deve ser retirado essa capa protetora para ver o estado dos parafusos longos.

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    1. Perfeito Camargo... Outro exemplo clássico de como é importante a missão do inspetor de equipamentos. Tem que estar sempre atento naquilo que passa despercebido. Todos só prestam atenção quando a falha ocorre e percebem na maioria das vezes que o óbvio não foi feito. Por isso que o setor de inspeção deve ter o máximo de informação possível do processo e equipamento para antever problemas tal como você tão bem elucidou no seu post.
      Muito bom!!! Obrigado pelo comentário...

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