Mais de dez mil soldas realizadas em oito submarinos e um
porta-aviões, feitas pelo estaleiro Newport News da Northrop Grumman, devem ser
reavaliadas depois da descoberta de relatórios de inspeção falsificados.
SSN New Hampshire deixando o galpão da Nothrop Grumman.
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A questão veio à tona em maio de 2009 quando um inspetor
de soldas do estaleiro denunciou um colega dele ao supervisor, afirmando que o
mesmo havia aprovado os trabalhos de solda sem a devida inspeção. O caso gerou
uma investigação interna e a companhia acabou levando o assunto às autoridades
da United State Navy (USN). A investigação da USN teve início no dia 20 de maio de 2009 e correram
paralelamente à investigação do estaleiro.
Construção do USS George H.W. Bush.
Estaleiro
da Northrop Grumman Newport News Shipbuilding.
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No dia da denúncia, o trabalho do funcionário em questão foi
revisado. As 12 juntas feitas naquele período foram reinspecionadas e
declaradas “satisfatórias”, mas o caso ganhou grandes proporções. “Precisamos
voltar atrás e revisar todo o trabalho feito pelo funcionário”, disse uma das
fontes do estaleiro.
O funcionário, que se declarou culpado, recebeu o
certificado de inspetor de soldas em junho de 2005 e, segundo levantamento do
estaleiro, aprovou mais de dez mil soldas de tipos diversos em nove navios.
Dentre as unidades em questão estão oito SSN da classe Virgínia (North Carolina,
New Hampshire (fotos), New Mexico, Missouri, California, Mississippi, Minnesota e John
Warner) e o porta-aviões USS George H.W. Bush (fotos). Destes, os SSN North Carolina
e New Hampshire estão no serviço ativo.
Solda sendo realizada em um SSN Classe Virgínia. |
Pouco mais de 10% das soldas executadas e não inspecionadas
nos submarinos citados acima envolvem partes críticas como juntas do casco de
pressão. Outras 229 soldas estão relacionadas a juntas de dutos e tubulações
internas destes submarinos.
Um submarino da classe “Virginia” possui mais de 300.000
soldas e a qualidade da execução das mesmas pode significar a diferença entre a
vida ou a tragédia. Solda é um dos itens mais sérios quando o assunto é
construção de submarinos.
Em 2007 o estaleiro Newport News utilizou eletrodos de solda
não apropriados para unir diversas tubulações em diferentes navios. O material
utilizado possuía quantidades significativas de cobre, material que pode
enfraquecer as uniões.
A USN teve que reexaminar estas unidades e, em alguns casos,
os navios retornaram para o estaleiro. Tanto a USN como a Northrop Grumman
afirmaram que o caso atual não está relacionado com aquele evento ocorrido dois
anos atrás.
Em outro caso, em 2003, soldadores do Naval Air Depot
(North Island, Califórnia) sem as devidas qualificações realizaram serviços inadequados
de solda nas tubulações do sistema de catapultas de quatro porta-aviões (USS
Abraham Lincoln, USS Constellation, USS Nimitz e USS John C. Stennis). O
rompimento das soldas, uma opção avaliada como remota, mas provável, poderia
ocasionar a perda da aeronave durante o lançamento.
Fonte:
Postado por Ruben Banda no Grupo Linkedin
“Técnicos, Inspetores
de Soldagem, Dimensional, END e Afins”.
www.naval.com.br
Então não podemos criticar coisas nossas mal feitas. Prova de que o kgão não tem fronteiras e nem patriotismo. Coisa do ser Humano.
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