sexta-feira, 3 de maio de 2013

Caso 003: Explosão na Refinaria PEMEX (2012).


Esse caso serve como alerta de como é perigoso o ambiente industrial que opera com gases inflamáveis. Aparentemente, não houve até o momento nenhuma indicação que o acidente tenha ligação com a atividade de inspeção.


Esta explosão foi causada por um vazamento de gás natural que provocou um incêndio na usina de compressão de gás da Petróleos Mexicanos (Pemex) na manhã  do dia 18.09.2012, matando cerca de 40 pessoas (26 mortos foi a contagem inicial), no Centro Receptor de Gás Condensado, situado no km 19 da estrada entre Reynosa e Monterrey, no Estado de Tamaulipas, nordeste do México.
A unidade distribui o gás natural retirado da chamada Bacia de Burgos, uma zona que concentra boa parte da produção de gás no México.
Bombeiros da Pemex, do estado de Tamaulipas e do município de Reynosa conseguiram controlar as chamas cerca de duas horas após o início do incêndio, cuja causa está sendo investigada (03/05/2013).




Causas:

Segundo Guillermo López, funcionário de uma empresa de manutenção contratada pela Pemex, "um caminhão-tanque estava sendo carregado junto a um dos tanques de gás e, possivelmente, uma das válvulas de segurança da mangueira de abastecimento falhou, provocando uma fagulha que levou à explosão seguindo de um grande incêndio cuja as chamas sobre a unidade atingiram uma altura de até 40 metros (a causa de  fato, ainda não é conhecida - 03.05.2013).

De acordo com a Defesa Civil da cidade, a refinaria não funcionava no momento do acidente, pois passava por uma manutenção preventiva. A estrada onde fica a unidade e que liga Reynosa a Monterrey teve que ser interditada.
Vários incêndios em instalações da estatal mexicana já foram atribuídos a vazamentos de dutos causados por quadrilhas que roubam combustível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário