sexta-feira, 31 de maio de 2013

Blow Out

O Blow Out (Golpe de Bolsa de Gás) é tema que causa bastante apreensão em todos os profissionais que trabalham com perfuração de poços de petróleo. Trata-se de um fluxo descontrolado de hidrocarbonetos saindo de um poço de petróleo para a superfície devido a alguma falha no seu sistema de controle de pressão.


Estrutura metálica destruída após blow out, seguido de ignição.
Nota-se que o BOP falhou ou não foi acionado na extinção do incêndio.

Geralmente ocorre devido a um desequilíbrio entre a pressão hidrostática da lama de perfuração* ou fluido de completação e a pressão da formação. Quando a pressão da formação for maior que a pressão hidrostática da lama, os fluidos da formação começarão a fluir para dentro do poço provocando um kick (aviso da possibilidade de ocorrer um blow-out), podendo provocar rupturas na formação.
A força do líquido escapando por essas rupturas pode ser forte o suficiente para danificar o equipamento de perfuração, em alguns casos chegando até a superfície. Muitas vezes inflamam devido à presença de uma fonte de ignição, a partir de faíscas de rochas que estão sendo ejetados junto com líquidos inflamáveis ou, simplesmente, do calor gerado pelo atrito. Os Blow Outs podem causar danos significativos nas plataformas de perfuração, ferimentos, danos significativos ao meio ambiente, se hidrocarbonetos são derramados e mortes de trabalhadores. Esse efeito é uma das grandes dores de cabeças dos técnicos e engenheiros porque é necessário avaliação contínua dos fluidos de perfuração, monitoramento constante das pressões, do peso da lama e a presença de gás durante todo o processo de perfuração.

NO VÍDEO ABAIXO, NOTA-SE O BLOW OUT 
E AS AVARIAS QUE PODEM OCORRER POSTERIORMENTE:



Hoje em dia já existem equipamentos e técnicas capazes de prever e controlar um Blow Out, mas eles ainda acontecem com frequência.
O controle da pressão no poço é feito através do ajuste da densidade do fluido de perfuração que é injetado no mesmo. Torna-se também necessária a verificação do volume de fluido de perfuração que retorna para os tanques. Caso o volume que retorna seja maior do que o volume de fluido injetado verifica-se que a formação está expulsando fluido do poço, este fenômeno é chamado de kick.

Outra medida preventiva é assegurar que o Blow-out Preventer (BOP)
seja mantido em bom estado e em perfeitas condições de operação,
 para ser utilizado em caso de descontrole do poço.

Em caso de blow-out é necessário realizar intervenções para retomar o controle do poço, normalmente isso é feito através do uso de técnicas que permita a injeção de fluidos no poço, de forma que a pressão fique novamente maior do que a pressão da formação, impedindo a saída de seus fluidos. Em poços terrestres, devido ter maior facilidade de acesso à cabeça do poço, a intervenção direta no poço é a técnica mais indicada para o combate aos blow-outs, pois possibilita maior rapidez no controle e, consequentemente, menor custo. Já em cenários de poços submarinos em água profunda, a utilização de poços de alívio (kick wells) é a técnica mais confiável para combate de blow-outs. Assim, os Poços Direcionais são perfurados para atingir o poço com blow-out em pontos pré-determinados e permitir a injeção dos fluidos para controlá-lo.

REFERÊNCIAS
Veja como o blow out foi extinto na plataforma de Enchova em 1988............. clicando AQUI.
O Caso 012 também tem  seu início em um BLOW OUT...................... Click AQUI e confira.

*Lama de perfuração uma mistura de argila, aditivos químicos, água, etc., que é injetada no poço por meio de bombas e mantém a pressão ideal para que as paredes do poço não desmoronem. Servem, também, para lubrificar a broca e deter o gás e o petróleo, em caso de descoberta.

RECOMENDO ESTE VÍDEO TAMBÉM:
Do início do blow out até sua ignição........
http://www.youtube.com/watch?v=HgL_KywKLwM&list=PLB59F5D56994EE4B7


Fonte:
http://www.qgdopetroleo.com/
http://pt.wikipedia.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário