OBJETIVO
"Não somos o que sabemos.
Somos o que estamos
dispostos
a aprender."
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Desta forma, a pretensão é agregar conhecimento, ainda que superficial, mas que desperte no leitor-inspetor uma visão mais ampla, enxergando a área industrial e seus problemas de segurança, de meio ambiente e de cunho técnico de forma mais consciente.
Esperamos que o inspetor, por
meio dos casos relatados, reflita e perceba que sua atuação é de extrema
importância no meio industrial.
Sobretudo é uma questão de segurança que refletirá na preservação da
vida, da integridade dos equipamentos e do Meio Ambiente. Salvaguardando estes
itens, a produção e o lucro financeiro das empresas e seus colaboradores, alcançarão patamares incessantes.
Trataremos aqui as seguintes falhas:
1-) PROJETO
Falha proveniente de um erro
durante a elaboração do projeto da peça, equipamento ou processo. Geralmente
está relacionada a inobservância de normas, erro de cálculo, dimensões fora da
especificação, seleção inadequada de materiais, entre outros.
2-) FABRICAÇÃO
Falha oriunda no processo de
confecção da peça ou equipamento. Refere-se a defeitos criados durante a
fabricação que provocaram falhas no equipamento ou no processo industrial. Podemos considerar os defeitos surgindo
durante processo de conformação mecânica como forjamento, laminação, extrusão e
trefilação. Consideramos aqui a soldagem
quando a peça ou equipamento sofreu esse processo na fábrica e o tratamento
térmico ineficiente ou inexistente também na fábrica.
3-) MONTAGEM
Caracteriza-se falha de montagem
quando a peça ou equipamento foi instalado de forma inadequada, ou seja, a
forma de montagem gerou ou facilitou a falha do equipamento, peça ou processo.
Exemplos: peças montadas de forma inadequada como desnivelamentos, aplicação de força excessiva, inversões de peças, soldagem e tratamento térmico de forma inadequada no
processo de instalação no campo, entre outros.
4-) INSPEÇÃO
Trata-se da falha ocorrida pela inobservância
dos procedimentos de inspeção e das normas de seleção de material. Podem ser caracterizada
por ensaios de inspeção mal realizados, inabilidade do profissional, ausência de
inspeção (omissão ou impedimento) entre outros.
5-) OPERAÇÃO
Falha ocorrida durante o
funcionamento do equipamento ou peça causada por erro operacional devido à
inobservância dos procedimentos de operação.
6-) MANUTENÇÃO
Falha que ocorre durante o
funcionamento do equipamento ou peça após a manutenção dos mesmos. Refere-se a
uma manutenção mal executada que leva a falha. Exemplos de falha: peças
montadas de forma inadequada como desnivelamentos, aplicação de força excessiva, inversões
de peças, soldagem e tratamento térmico de forma inadequada no processo de
instalação no campo, falta de lubrificação e de componentes, dentre outros.
7-) SEGURANÇA
Falha devido a um ato de baixo
padrão (ato inseguro) que pode acompanhar ou é a causa principal das falhas
elencadas anteriormente.
8-) GESTÃO
Falha ocorrida por procedimentos e normas técnico-administrativas no sistema interno da empresa que desencadeiam as falhas supracitadas. Inclui também decisões político-econômicas governamentais que desencadeiam efeitos indesejáveis proporcionando a falha de gestão.
Falha ocorrida por procedimentos e normas técnico-administrativas no sistema interno da empresa que desencadeiam as falhas supracitadas. Inclui também decisões político-econômicas governamentais que desencadeiam efeitos indesejáveis proporcionando a falha de gestão.
OBSERVAÇÃO:
- Todas as falhas relacionadas acima podem ou não ter desfecho catastrófico ou acarretou danos somente ao equipamento ou peça;
- Podem causar a parada do processo e consequentemente prejuízo financeiro;
- As condições de trabalho, o estado físico e psicológico do trabalhador e o grau de treinamento, muitas vezes é a causa primária das falhas supracitadas;
- Geralmente um conjunto de falhas são necessárias para causar um acidente (causas básicas e causas imediatas).
Causa Básica e Causa Imediata
Causa Básica é aquela que
ao ser identificada, tratada e eliminada, evita que o problema volte a ocorrer.
Causa Imediata é aquela
que causou ou contribuiu para a ocorrência de um acidente, ou uma falha no
processo.
Por exemplo, remover um
travamento de um sistema energizado pode ser a causa imediata de um acidente
com um trabalhador, porém não é a causa básica. Possivelmente, a causa básica
poderia ser treinamento inadequado de quem removeu o travamento.
"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Cora Coralina
Blog inspirado nas aulas do prof. Denes José Vanderlei (SENAI - Cubatão) e no
Curso de Formação de Inspetores de Equipamentos - EFI do SINDIPETRO - LP (T5 - 2013).
Ótimo Blog!!!
ResponderExcluirParabéns.
ZinhoNeto
Parabéns pelo blog! Gostei mesmo, incrível não tê-lo descoberto antes. Se tiver um tempo, dê uma olhada no meu --> mjordaobr.blogspot.com .
ResponderExcluirSaudações Anticorrosivas,
Jordão - Técnico de Inspeção PETROBRAS.
Valeu Jordão...com certeza passarei lá pelo eu BLOG...
ExcluirSaudações Anticorrosivas e "Fé na Missão"
Temos muito a aprender com a leitura e estudo destes casos de falhas em equipamentos.
ResponderExcluirMuito bom trabalho!
Vicente Palazzo De Marino - Engº Mecânico
Valeu Palazzo....
ExcluirSomente estou tentando organizar e reunir as falhas neste BLOG para aumentar nossa atenção no ambiente industrial...Com certeza todos (incluindo eu) estão aprendendo!!!
Abraço e "FÉ NA MISSÃO".
Parabéns pelo ótimo conteúdo disponibilizado em seu blog!!!!
ResponderExcluirGrande abraço, e continue com este serviço.
Fábio Lima
César, muito bom seu blog, realmente aborda a importância desta atividade que muitas pessoas nem conhece e tem um desafio diário... recentemente também criei uma página para inspetores, mas não conhecia o seu blog... gostaria de compartilhar contigo matérias, artigos e experiências caso seja do seu interesse para divulgação de conteúdos, meu site ainda não foi ao ar, mas depois divulgo pra você conhecer...a propósito, gostaria de saber de você se posso compartilhar a matéria que você colocou aqui referente A ORIGEM DA INSPEÇÃO no meu site quando colocar "no ar", acredito que muitas colegas de profissão e estudantes vão adorar conhecer. Nos falamos, continue compartilhando conhecimento, isto que nossa sociedade precisa, conhecimento. Sucesso e grande abraço. Emerson - Rio de Janeiro - RJ
ResponderExcluirClaro Emerson, fique a vontade em utilizar o texto. Ele é público.
ExcluirCombinamos assim...: todo material que um disponibilizar ou utilizar do outro, citaremos os devidos créditos com link e assim criaremos uma conexão entre os nossos "blogs de inspeção" aumentando a navegabilidade e o leque de informações para os inspetores internautas.
Um grande abraço e boa sorte com o blog...
Blog nota 1.000 Parabéns!!!!
ResponderExcluirGostaria de ver a possibilidade de inclusão de uma ocorrência (Explosão de reator na Getec Guanabara Química Industrial) ocorrida em 1980, pois seria um CASO muito interessante!
HÁ 29 ANOS
Era madrugada de 03 de abril, 04:15h.
Fomos acordados com a campainha e a voz de meu irmão, que havia feito aniversário no dia anterior e com o qual jantei em sua casa. Ele gritava pelo meu nome em desespero.
A Leila trazia na barriga o primeiro filho e já tinha uma gravidez não muito boa, instável por problemas congênitos revelados somente após gerar o segundo.
Ao abrir o portão, meu irmão chorando desesperado, sua família junto ao carro de um vizinho que o levou até a minha casa, só sabia dizer "a Getec explodiu! a Getec explodiu!".
Ele já havia trabalhado lá e sabia o que estava falando além de morar bem mais próximo que eu a dita fábrica.
Como trabalhava lá havia 2 anos, o que veio em minha cabeça foram meus colegas de turno.
Era o meu turno que estava naquele horário e eu, por estar tirando férias de outro colega, trabalhava sem folga e por isso mesmo não coincidia mais o meu horário.....
Fonte: http://sersomenteser.blogspot.com.br/2009/04/ha-29-anos.html?zx=b408236f4934ff3a
Tenho o maior prazer em publicar casos indicados por internautas.... Porém, não possuo dados ou informações suficientes sobre este caso em específico. Se você tiver material disponível (textos e imagens), poderei elaborar um post sobre o acidente da GETEC nos moldes deste blog....
ExcluirMeu e-mail: cesar.spie@gmail.com
Abraço
Parabéns pelo seu blog, belo trabalho. Grande valia e ensinamentos.
ResponderExcluirFabricio Semonetti