domingo, 23 de junho de 2013

Caso 023: Explosão da Caldeira da Exxon Mobil (2000).

A explosão da caldeira da Exxon Mobil ocorreu em Singapura em 2000 e talvez seja um dos acidentes mais conhecidos mundialmente, nos últimos anos, envolvendo explosão de câmara de combustão em durante  a operação de acendimento de caldeiras.


"Acidentes deste tipo (EXPLOSÃO DE CÂMARAS DE COMBUSTÃO EM OPERAÇÕES DE ACENDIMENTO) tem se mostrado bastante frequentes na nossa indústria. Por exemplo, a RLAM já registrou este tipo de acidente na GV-4 (1984, com destruição total da mesma), B-631 (1989) e B-3201 (1998), felizmente sem vítimas. Em outros locais da Petrobras já ocorreram acidentes fatais.” 
Gedson Meira

A caldeira envolvida no acidente era uma caldeira aquatubular com economizador e superaquecedor. A superfície total de aquecimento era de 2203 pés quadrados, pressão de projeto 12000 Kpa e produzia 160 Ton. de vapor / hora .

Aspecto da caldeira da Exxon Mobil antes do acidente.

Os queimadores possuíam um sistema de bicos que permitia a queima de 8 diferentes tipos de combustível.
A caldeira estava protegida por 2 PSVs no tambor de vapor e 1 PSV no superaquecedor.
 A linha de gás possuía 2 válvulas de trip (XVs) em série, cada uma com um by-pass. Havia ainda um Vent automatizado que abria sob comando do intertravamento,  em caso de trip. Os by-passes das XVs deveriam estar  TRAVADOS FECHADOS, e com um selo. As XVs estavam conectadas a um sistema de detecção de falha de chama (provavelmente através de fotocélulas). O uso do by-pass das XVs somente poderia ser utilizado com autorização expressa formal superior.  A linha de gás possuía também uma estação de controle  com uma FCV com válvulas de bloqueio a montante e jusante e uma válvula de by-pass para queima normal e uma FCV de diâmetro  menor  “em paralelo” para operação de acendimento.


Caldeira antes da explosão que a destruiu completamente.


Na noite de 09 de dezembro de 2000, a caldeira estava operando queimando GLP. Uma ordem foi dada para acender os queimadores com diesel. A partir das 00:30h, três funcionários estavam tentando dar partida (re start) com diesel na referida caldeira, mas não obtiveram sucesso. As 2:20h, eles tentaram acender novamente os queimadores de diesel. Entretanto, a caldeira sofreu um trip e apagou.
Devido ao insucesso em acender o queimador de diesel, resolveram retornar ao modo de operação anterior, reacendendo a caldeira com GLP . Na tentativa de reacendimento com GLP as 02:30h, uma imensa explosão ocorreu dentro da câmara de combustão da caldeira.




Com a explosão, os três funcionários ficaram gravemente feridos, com mais de 50% da área de corpo queimados por queimaduras de segundo grau. Duas destas pessoas subsequentemente morreram no hospital:

01 Operador de 23 anos de idade;
01 Operadora de 21 anos de idade.

CAUSAS

Investigações no local confirmaram que as 2 válvulas de by-pass das XVs estavam 50% abertas e que a válvula principal de controle de GLP estava 66% aberta no momento imediatamente anterior à explosão.
As válvulas de bloqueio a jusante e a montante da válvula principal de controle de GLP estavam 100% abertas.

Houve portanto um alinhamento que permitiu a entrada de grande quantidade de GLP para a câmara de combustão, resultando na explosão da caldeira na hora da ignição. 


VEJA A SEGUIR AS OUTRAS IMAGENS 
DAS AVARIAS NA CALDEIRA.




RECOMENDAÇÕES
  • Todas pessoas envolvidas na operação de caldeiras devem seguir procedimentos operacionais seguros;
  • Autorização formal deve ser obtida antes de introduzir modificações no sistema da caldeira ou nos seus procedimentos;
  • Deve-se assegurar que todo pessoal envolvido na operação receba adequado treinamento e supervisão;
  • Deve-se assegurar documentação apropriada.

AÇÕES TOMADAS PELA EXXON MOBIL

A empresa foi instruída para levar a cabo uma inspeção do remanescente da caldeira e executar os trabalhos de recuperação de forma a assegurar condições seguras de operação.
A empresa também reviu seu sistema interno de SMS para identificar e corrigir fraquezas e lacunas, além de observar as recomendações acima.



Fonte:
Chia Bak Khiang, Assist. Executive Enginee - Ministry of Manpower Singapore
Tradução e comentários:  Gedson Meira - Refinaria Landulpho Alves – RLAM

7 comentários:

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  3. Este caso mostra a importância do rigor ao atendimento dos procedimentos de segurança estabelecidos e o o atendimento da NR13.

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  4. Muito triste esse ocorrido, embora tenha sido noticiado na época, eu só li o caso agora em função de uma atividade acadêmica! Uma pena que procedimentos tão básicos para quem trabalha com caldeiras não tenham sido respeitados e as pessoas pagaram com a vida. As vidas que foram e as que ficaram comprometidas. Não dinheiro que pague esse bem.

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  5. um acidente que podeira ter sido evitado? a NR13 pode trazer essa resposta, mas eu adianto que bem provável que sim. As prevenções existem porque houveram acidentes antes..

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  6. Sou operador de área e SDCD de uma caldeira de recuperação Química.Temos que estar sempre em alerta para qualquer anormalidade no equipamento, não temos uma segunda chance.Lembro-me de uma ocasião que consegui detectar um furo no painel de tubos leste,6* andar da caldeira. Detectei uma vibração anormal na região.

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