Um tanque atmosférico de
armazenamento de líquido inflamável transbordou em pátio de tanques de uma refinaria.
O problema somente foi detectado quando um funcionário da área de segurança
notou forte odor de hidrocarboneto.
Vista geral: pode ser visto três tanques atingidos pelo incêndio. |
Ele imediatamente entrou em
contato via rádio com o setor de operação da área de tancagem para reportar a
sua preocupação.
Após longos minutos, dois operadores
se dirigiram incrédulos em uma caminhonete para área para fazer uma investigação.
Eles não levaram o segurança a sério e não responderam prontamente quando o
forte odor foi reportado, pois o segurança, como era novato no trabalho, acreditaram
erroneamente, que o mesmo estava superdimensionado o evento.
Ao se aproximarem do local uma
explosão ensurdecedora ocorreu e um
grande incêndio é irrompido . Acredita-se que caminhonete deles (operadores)
proveu a fonte de ignição necessária para a deflagração inicial e o fogo subsequente.
Foram necessárias 36 horas para que
as brigadas de incêndio conseguissem extinguir o fogo que se alastrou para outros dois tanques próximos.
Mais de uma dúzia de funcionários
foram hospitalizados e dois tanques foram perdidos totalmente pelo fogo.
OCORRÊNCIAS
O tanque estava sendo carregado,
mas os operadores não sabiam que o sistema automático de controle de carregamento
e o alarme de nível alto haviam falhado, ou seja, o sistema de segurança que
serve para interromper o fluxo de
combustível contra transbordamento ou sobrecarregamento do tanque era
inoperante .
Os operadores não monitoraram a
operação de carregamento de perto, pois também acreditavam que o tanque ainda
tinha muita capacidade de armazenamento.
Como sempre, uma série de eventos
significativos ocorreu até a falha catastrófica:
1º Dispositivos de Segurança do
tanque inoperantes ou falhas não detectadas (falta de inspeção, de teste ou de indicação
de irregularidade operacional);
2º A avaliação da informação do
segurança foi subestimada pelos operadores, o que causou atraso na averiguação
e nenhum sinal de emergência foi emitido;
3º Erroneamente aproximaram-se
perigosamente com um veículo propício a prover de ignição necessária em
atmosfera explosiva.
COMO EVITAR
Combate ao incêndio. |
- Transferir líquidos inflamáveis é sempre um risco cm consequências potencialmente significativas, portanto, monitore essas operações de transferência de perto e nunca a distância, confiando cegamente nos instrumentos. Assim você poderá responder rapidamente contra transbordamentos e vazamentos de forma eficiente;
- Quando você estiver transferindo produtos, tenha certeza para onde ele está sendo conduzido e a capacidade de armazenamento do destino final deste produto;
- Quando o bombeando para um tanque, o indicador de nível não responder conforme o esperado, interrompa imediatamente o bombeamento e verifique o que esta acontecendo;
- Se assegure que todos os intertravamentos e alarmes são testados na frequência recomendada pelos procedimentos de segurança da instalação. Caso detecte irregularidades, informe-se se eles não são alarmes e instrumentos críticos e se eles deveriam estar incluídos num programa de teste pela instrumentação;
- Considere todos os avisos e ocorrências fora do normal a sério, principalmente quando reclamarem de odor de hidrocarbonetos. Responda rapidamente mas com cautela. Sempre que inflamáveis são liberados, um incêndio está somente à distância de uma faísca.
QUANTO A IGNIÇÃO PROVIDA POR VEÍCULO
- Um motor a combustão interna (gasolina ou diesel) pode ser uma fonte de ignição para uma nuvem de vapores inflamáveis. Motores a combustão interna são normalmente utilizados em veículos e em outros equipamentos portáteis utilizados na operação, manutenção e na construção de unidades de processo;
- As temperaturas das superfícies quentes de um motor podem exceder a temperatura de autoignição de muitos vapores inflamáveis. Portanto é recomendável não dirigir para dentro de uma nuvem inflamável. Veículos podem prover a fonte de ignição necessária para início de uma explosão (coletores de escapamento ou silenciadores geralmente alcançam a temperaturas superiores as temperaturas de autoignição de muitos combustíveis). Lembre-se, uma nuvem ignizada por um veículo que você está conduzindo, o centro da explosão será o seu veículo.
Veículo conduzido pelos operadores, que provocou a ignição da explosão seguida de incêndio. |
- Se certa quantidade de vapor inflamável estiver presente na tomada de ar de um motor, ele pode provocar uma sobrerotação do motor. Portanto, se o motor do veículo que você estiver dirigindo, começar acelerar sozinho, desligue-o e saia imediatamente. Você pode estar se dirigindo para uma área com atmosfera inflamável;
- Há relatos de motores a diesel que continuaram funcionando com a própria atmosfera inflamável prese no ambiente como fonte de combustível. A explicação para isso é que motores a diesel operam com a ignição do combustível pela temperatura de compressão do próprio combustível enquanto que motores a gasolina necessitam de velas para centelhamento.
CASOS CORRELATOS:
Click no título para consultar:
Fonte:
Centre for
Chemical Process Safety – CCPS.
Mike
Mckenna – Apache Corporation –USA
Canal YOUTUBE - RISCOVIDEO
Gostei da descrição do caso com a caminhonete e gostaria de utilizar, com os devidos créditos, para estudo em sala de aula. Os Srs. poderiam informar onde o acidente ocorreu?
ResponderExcluirGrato,
Jodrian Freitas